Virvi Ramos

Busca

Institucional

Perfil Virvi Ramos

Nascido em São Marcos, então distrito de São Francisco de Paula, em 1917, Virvi Ramos dedicou grande parte de sua vida ao atendimento da populaçào necessitada. Ainda jovem, decidiu prestar exames para a Faculdade Portoalegrense de Medicina, após dois anos de preparação no Colégio Julio de Castilhos, classificando-se entre os 42 calouros do ano de 1937.

Em 1943, já formado em Medicina, retorna à Caxias do Sul, onde começa a clinicar, inicialmente no Hospital Nossa Senhora de Pompéia e no Hospital Santo Antônio. Com o passar dos anos, o reconhecimento a seu trabalho no atendimento a pacientes carentes, muitos dos quais não cobrava consultas, ultrapassou as fronteiras da cidade, chegando aos municípios vizinhos, cujos habitantes recorriam ao médico caxiense para a cura de seus males.

Sua ligação com a doutrina espírita, o levou a sonhos mais altos para garantir um atendimento médico mais humano, voltado aos mais necessitados. Nasceu assim, o projeto de criação do Hospital Fátima, materializado em 1957 e que durante muitos anos também ficou conhecido como o "Hospital do Virvi".

Um ano antes, em 1956, nascia a Sociedade Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, embrião das instituições de ensino superior criadas por Virvi Ramos, entre as quais a futura Universidade de Caxias do Sul.

Com o hospital funcionando, Virvi Ramos colocaria em prática todos os seus sonhos humanitários em benefício da comunidade caxiense e regional. Em junho de 1966, a Sociedade transformou-se em Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fátima, denominação que permaneceu até agora e que a partir de hoje (01/10) em homenagem ao seu fundador passa a ser conhecida como Associação Cultural e Científica Virvi Ramos.

Classificado como visionário, empreendedor e humanitário pelo grande alcance de sua obra, o médico Virvi Ramos faleceu aos 90 anos, em dezembro de 2007.

Histórico

Fundada em 1956, a Associação, então chamada Nossa Senhora de Fátima, teve sua atuação na área da saúde, educação e assistência comunitária, registrando uma trajetória alinhada com os princípios filantrópicos do seu fundador, Dr. Virvi Ramos.

1955
(foto) Lançamento da Pedra Fundamental do Hospital Nossa Senhora de Fátima.
1956
É criada pelo Dr. Virvi Ramos, com o apoio de familiares e amigos, a Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fátima.
1957
O Hospital Fátima passa a realizar atendimentos para a comunidade.
1958
Para suprir a carência de recursos humanos especializados, o Fátima criou em 1º de fevereiro de 1958 a Escola de Auxiliares de Enfermagem.
1960
Primeira e única sociedade hospitalar do Brasil a criar uma Faculdade de Direito.
1961
É criada a Faculdade de Medicina.
1967
Os cursos de Direito e Medicina foram a contribuição do Fátima à constituição da Universidade de Caxias do Sul, em 1967. O Dr. Virvi Ramos foi escolhido primeiro reitor da nova Instituição. Concluído o compromisso, o fundador se concentrou no processo de especialização do Hospital nas áreas de maternidade e pediatria, e na construção de um prédio próprio para a Escola de Auxiliares de Enfermagem. Ações que levaram à consolidação do hospital como um dos mais conceituados da região.
1998
Transformada a Escola de Auxiliares de Enfermagem Nossa Senhora de Fátima, em Escola de Educação Profissional Nossa Senhora de Fátima, que desde então, ministra os Cursos de Técnico de Enfermagem e Técnico em Radiologia. No mesmo ano, implantou o sistema Home Care, oferecendo assistência hospitalar na residência do paciente.
1999
Criado o Centro Clínico e Cirúrgico Fátima
2007
O Fátima perde o seu fundador, Dr. Virvi Ramos, em 14 de dezembro. O Hospital Fátima é o primeiro do Rio Grande do Sul a ser certificado com a ISO 9001:2000.
2009
A Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fátima, em justa homenagem ao seu fundador, passa a chamar-se Associação Cultural e Científica Virvi Ramos. Com isso, o Hospital assume a denominação Virvi Ramos, assim como a Assistência Comunitária. A Educação mantém o nome da padroeira da Instituição, Nossa Senhora de Fátima.

Hospital Virvi Ramos - Rua Alexandre Fleming, 454 - Caxias do Sul - (54) 2108.8333

Desenvolvido por TUA Tecnologia