Virvi Ramos

Busca

Notícias

Hospital Virvi Ramos completa 60 anos

quinta-feira, 9 de março de 2017 14:52

Hoje, dia 09 de março, o Hospital Virvi Ramos completa 60 anos de existência.
Instituição de assistência hospitalar de médio porte, o Hospital Virvi Ramos surgiu a partir da ideia do então médico Dr. Virvi Ramos. Durante a década de 50, acompanhando o crescimento de Caxias do Sul, ele percebia que a cidade precisava de mais um Hospital. Então, em 12 de março de 1955, foi lançada a Pedra Fundamental para a construção do Hospital Nossa Senhora de Fátima.
Surgia assim, em 16 de novembro de 1956, a Sociedade Hospitalar Nossa Senhora de Fátima (Associação Cultural e Científica Virvi Ramos). Meses depois, mais precisamente em 09 de março de 1957, era inaugurado o Hospital Nossa Senhora de Fátima, então, o terceiro Hospital da cidade. Em poucos anos, a instituição já era referência em saúde.
O nome Nossa Senhora de Fátima foi escolhido em homenagem aos portugueses, quando Virvi Ramos foi presenteado por um amigo com uma estátua de Nossa Senhora de Fátima trazida de Portugal. Até hoje a imagem encontra-se na Capela do Hospital.

QUEM FOI VIRVI RAMOS

Nascido no distrito de Juá, em São Francisco de Paula, em 1917, Virvi Ramos dedicou grande parte de sua vida ao atendimento da população necessitada. Ainda jovem, queria ser advogado, mas, por influência do Pai, decidiu prestar exames para a Faculdade Portoalegrense de Medicina. Após dois anos de preparação no Colégio Júlio de Castilhos, classificou-se entre os 42 calouros do ano de 1937.
Em 1943, já formado em Medicina, retornou para Caxias do Sul, onde começou a clinicar, inicialmente no Hospital Nossa Senhora de Pompéia e no Hospital Santo Antônio, até então, os únicos existentes na cidade.

COMPLEXO VIRVI RAMOS - A INTEGRAÇÃO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO

Em breve, a comunidade regional poderá usufruir do que há de mais moderno na integração dos serviços de saúde e educação. Está em fase de construção, o Complexo de Saúde e Educação Virvi Ramos, concentrado em três pilares: tecnologia, estrutura física privilegiada e desenvolvimento de pessoas.
Fruto de dois anos de pesquisa sobre as necessidades de Caxias do Sul e região nos setores de saúde e educação, o novo espaço estará localizado na mesma área que abriga hoje o hospital e a Faculdade Fátima.
O projeto, que seguirá as normas internacionais, será sustentável e ecologicamente correto, na medida em que todo o complexo terá sistemas de aproveitamento para as águas da chuva e uma Estação de Tratamento de Efluentes, que ficará pronta dentro de alguns meses e possibilitará o reaproveitamento pluvial e a devolução da água limpa e desinfectada ao meio ambiente.
Num primeiro momento, será entregue à comunidade um centro de saúde, que possibilitará a ampliação da área ambulatorial, de Pronto Socorro e de diagnóstico por imagem, além de um novo pórtico de acesso.
O plano diretor do complexo de saúde e educação Virvi Ramos contemplará também prédios para a educação, com a oferta de novos cursos, nova biblioteca, salas de aula, laboratórios e anfiteatro multimídia para atividades complementares e videoconferências.
O acesso ao complexo será facilitado, passando a ter um terminal de ônibus, além de uma ampla área de estacionamento, O novo complexo estará interligado ao espaço físico já existente do hospital, facilitando o atendimento à comunidade local e regional. 

Com o passar dos anos, o reconhecimento a seu trabalho no atendimento a pacientes carentes, muitos dos quais não cobrava consultas, ultrapassou as fronteiras da cidade, chegando aos municípios vizinhos, cujos habitantes recorriam ao médico caxiense para a cura de seus males.
Sua ligação com a doutrina espírita o levou a sonhos mais altos para garantir um atendimento médico mais humano, voltado aos mais necessitados. Nascia assim, o projeto de criação do Hospital Fátima (atual Hospital Virvi Ramos), materializado em 09 de março 1957, e que durante muitos anos também ficou conhecido como o "Hospital do Dr. Virvi".
Sempre preocupado em "Fazer o Bem" e classificado por muitos como visionário, empreendedor e humanitário, devido à magnitude de sua obra e realizações, o médico Virvi Ramos faleceu aos 90 anos, em dezembro de 2007.

Galeria


Hospital Virvi Ramos - Rua Alexandre Fleming, 454 - Caxias do Sul - (54) 2108.8333

Desenvolvido por TUA Tecnologia