Virvi Ramos

COMUNICADO

O Hospital Virvi Ramos esclarece que não solicita através de ligações telefônicas a realização de depósitos de qualquer espécie para exames, procedimento, medicamentos e honorários em contas bancárias do hospital.

Sempre que houver uma solicitação, entrar em contato imediatamente com a recepção da internação do hospital pessoalmente ou pelo telefone 54-2108.8318.

Busca

Notícias

Os 60 anos da Escola de Auxiliares de Enfermagem e os 15 anos da Faculdade Fátima

sexta-feira, 23 de novembro de 2018 18:55

A instituição focada na formação de profissionais na área da saúde

2018 é um ano marcante na trajetória de duas instituições de ensino ligadas à Associação Cultural e Científica Virvi Ramos. A Escola de Auxiliares de Enfermagem (hoje Escola de Educação Profissional Nossa Senhora de Fátima), criada por Virvi Ramos em 1958, um ano após inaugurar o Hospital que hoje leva seu nome, completou em fevereiro deste ano 60 anos de fundação. Já no dia 25 de novembro, será a vez da Faculdade Fátima soprar as velinhas, comemorando aniversário de 15 anos.
Em sua trajetória de seis décadas, a atual Escola de Educação Profissional Nossa Senhora de Fátima formou milhares de profissionais em diversas áreas. Quando surgiu, com o nome de Escola de Auxiliares de Enfermagem, era referência na região e recebia muitos estudantes de diversas cidades do Estado.
Natural de Bom Jesus, Maria Viorema Barcellos é uma dessas pessoas, que deixou a cidade natal para vir estudar na Escola, em Caxias do Sul. Ela conta como surgiu a oportunidade: "Eu tinha uma amiga em Bom Jesus, a Maria Helena, que veio para Caxias e falava maravilhas da Escola. Então, decidi tentar uma vaga e consegui. Em troca da chance de poder estudar, eu trabalhava no hospital. Foi um sonho realizado, porque na época era muito concorrido, muito difícil entrar."
Viorema se formou em 1970 e a partir da formatura, foi efetivada como funcionária do Hospital Virvi Ramos, onde permaneceu trabalhando por 43 anos, até 2013, quando se aposentou. Ela recorda com carinho do período que estudou na Escola de Auxiliares de Enfermagem: "Era um sonho, um avanço muito grande na época conseguir estudar ali. Tudo era muito organizado pelas irmãs de São Carlos, que comandavam a Escola. Anos depois, com a mudança na legislação, fiz também o curso de técnico de enfermagem na Escola de Educação Profissional."
Hoje, a Escola de Educação Profissional oferece vagas para os cursos de Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia.
No âmbito do Ensino Superior, um sonho e projeto do visionário Dr. Virvi Ramos se tronou realidade em novembro de 2003, quando o MEC (Ministério da Educação) concedeu Portaria para a realização do primeiro vestibular da Faculdade Fátima, realizado em 25 de novembro daquele ano.
Ao longo de 15 anos de atuação, milhares de alunos de graduação, pós-graduação e extensão foram formados pela Faculdade Fátima. Um deles é o Enfermeiro Marcos Eugênio Brum de Camargo, 48 anos, que passou no primeiro vestibular da Faculdade Fátima e é da primeira turma de Formandos da instituição, que concluiu o curso em 2008.
Camargo explica porque escolheu a Faculdade Fátima na época: "Eu tinha feito o curso técnico na Escola de Educação Profissional e queria me aprimorar. Quando vi que abriu a Faculdade e tinha o curso de Enfermagem, me inscrevi e passei no primeiro vestibular."
Ele destaca os diferenciais que encontrou no curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Fátima: "O curso tinha ótimos professores e um nível muito bom de estrutura, porque está situado junto do complexo hospitalar e isso nos dava acesso fácil aos profissionais que eram referência na área para nós."
A Faculdade Fátima conta hoje com três cursos de graduação, Enfermagem, Fonoaudiologia (único da serra gaúcha) e Nutrição, além de diversos cursos de pós-graduação e extensão.
Todos os cursos de graduação são referências no Estado. Fonoaudiologia e Nutrição, por exemplo, receberam conceito 4 (máximo é 5) no último ENADE e são considerados os melhores cursos dentre as instituições privadas do Rio Grande do Sul. O curso de Enfermagem se destaca pela tradição de mais de 60 anos (criação da Escola de Auxiliares de Enfermagem) na formação de profissionais.
A Faculdade Fátima, que tem conceito 4 (máximo é 5) junto ao MEC (Ministério da Educação) é também a única da serra gaúcha a oferecer o curso de graduação em Fonoaudiologia.
Outro diferencial da instituição é a estrutura oferecida aos estudantes e professores, seja no ensino técnico ou superior, com laboratórios modernos e equipados e junto ao um Complexo de Saúde e Educação, que está situado no bairro Madureira, em Caxias do Sul, onde estão também o Hospital Virvi Ramos e as Unidades Auditiva e Oftalmológica do Centro de Saúde Clélia Manfro.

Galeria


Hospital Virvi Ramos - Rua Alexandre Fleming, 454 - Caxias do Sul - (54) 2108.8333

Desenvolvido por TUA Tecnologia