Virvi Ramos

COMUNICADO

O Hospital Virvi Ramos esclarece que não solicita através de ligações telefônicas a realização de depósitos de qualquer espécie para exames, procedimento, medicamentos e honorários em contas bancárias do hospital.

Sempre que houver uma solicitação, entrar em contato imediatamente com a recepção da internação do hospital pessoalmente ou pelo telefone 54-2108.8318.

Busca

Notícias

Virvi Ramos se torna referência em ergonomia hospitalar na região

quarta-feira, 29 de maio de 2019 10:07

‘Case' do Hospital foi apresentado em Simpósio Nacional.

Desde que o Ministério Público do Trabalho apontou algumas sugestões de melhorias em ergonomia hospitalar no Hospital Virvi Ramos em agosto de 2017, a instituição passou a investir constantemente no estudo e implantação das melhorias na área e atualmente figura como referência e ‘case' de sucesso entre as instituições.
As melhorias começaram a ser implementadas em novembro de 2017, com a contratação de uma consultoria especializada em ergonomia, que tem à frente a Fisioterapeuta do Trabalho, Carine Thaís Guagnini Benedet, que inicialmente, fez um mapeamento de riscos nos setores do Virvi Ramos, utilizando a metodologia MAPHO e Análises ergonômicas de trabalho por função.
A partir disso, foi colocado em prática um plano de ação que transformou o Virvi Ramos em referência positiva na área: "Quando iniciei o trabalho, verificamos que tinha muita incidência de afastamentos por lesão na coluna, principalmente nos setores de internação. Os profissionais faziam muito trabalho manual, que era desnecessário em alguns casos, onde deveria ser utilizado um guincho (equipamento de movimentação de pacientes), por exemplo. Então, desenvolvemos módulos de treinamentos voltados a ergonomia na teoria e prática, treinamos esses colaboradores para criar a rotina da utilização do equipamento e recomendamos a compra de novos e isso foi plenamente atendido pela diretoria."
Paralelo a isso, a instituição, em parceria com a Faculdade Fátima trouxe o curso MAPHO - Movimentação adequada de pacientes hospitalizados, aberto para a comunidade. Foi realizada pela Escola OCRA Brasiliana, com a participação também de 9 funcionários da Instituição, incluindo fisioterapeutas, técnicos em segurança e outros 12 profissionais de instituições do Rio Grande do Sul.
Um hospital vive constantemente em processo de melhorias e modernizações. Exemplo disso são a nova lavanderia e o novo ambulatório do Virvi Ramos, recentemente entregues e já 100% adequados ergonomicamente, como explica Carine: "A lavanderia anterior tinha problemas de ergonomia. Quando decidiu-se modernizá-la, a diretoria nos passou que era prioridade torná-la ergonômica. Houve uma certa resistência inicial de quem trabalhava no local, mas hoje os funcionários da lavanderia nos agradecem, porque não necessitam mais fazer força manual. O ambulatório é outro exemplo. A reestruturação dele foi totalmente projetada ergonomicamente."
Dentre as mudanças implementadas pela consultoria em ergonomia e SESMT da Instituição, destacam-se a aquisição guinchos para manuseio de pacientes e de dezenas de camas elétricas para os setores de internação, a troca de 100% das cadeiras de toda instituição e a aquisição de apoios de teclados e mouse pad para todos os funcionários que utilizam computador em suas atividades.
As mudanças já são percebidas internamente, como reitera a Técnica em Segurança do Trabalho do Virvi Ramos, Rúbia Pazinato Pedron: "Desde que iniciamos esse trabalho com a ergonomista, houve uma redução considerável nos afastamentos do trabalho. Hoje os funcionários se sentem mais valorizados, mais satisfeitos. O setor 400 é um ótimo exemplo de aceitação. Eles seguem à risca tudo que é passado pela equipe."
A transformação foi tanta nesse período que o Virvi Ramos se tornou referência positiva em ergonomia. Recentemente, o ‘case' Virvi Ramos foi apresentado em um Simpósio Nacional, como explica Carine: "Recebi um convite para apresentar um case num simpósio nacional, conversei com a diretoria e eles me autorizaram a mostrar o trabalho desenvolvido no Hospital Virvi Ramos. O resultado é que teve excelente repercussão dentre os participantes e especialistas, que ficaram impressionados com as transformações e adaptações realizadas, por se tratar de uma construção antiga."
A preocupação da instituição com a ergonomia é tanta que até no âmbito da educação tem novidade. A Escola de Educação Profissional Nossa Senhora de Fátima incluiu em 2019 uma nova disciplina no curso de Técnico de Enfermagem, denominada Higiene e Segurança do Trabalho com ênfase em Ergonomia.
As atividades continuam visando a melhoria em todos processos e com dições ergonômicas para os trabalhadores da instituição.


Hospital Virvi Ramos - Rua Alexandre Fleming, 454 - Caxias do Sul - (54) 2108.8333 | virviramos@virviramos.com.br

Desenvolvido por TUA Tecnologia