03/02/2023
Representantes do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista relataram necessidade de transporte especial adaptado para os usuários.
Na tarde de quinta-feira, 02 de fevereiro, a Coordenadora do TEAcolhe Caxias do Sul, Aline Aita e a Psicóloga Thamyres Speransa, visitaram o Presidente da Câmara de Vereadores, Zé Dambrós. Elas estiveram acompanhadas pela Coordenadora do Instituto Rosa Del Este (ONG de proteção à mulher), Janaina do Nascimento, que intermediou o a visita.
No encontro, relataram a principal dificuldade encontrada nos primeiros meses do serviço (inaugurou em 29 de setembro do ano passado), um transporte gratuito adaptado para os autistas que buscam tratamento nos centros de atenção e entidades que prestam esse serviço.
Atualmente, em Caxias do Sul, são 521 pessoas com transtorno do espectro autista que possuem carteirinha. Porém, o número de casos é maior, como explica Thamyres: “Temos o registro oficial de 521 pessoas. Mas esse número certamente é subestimado, porque muitos, por diversos motivos, não estão registrados com a carteirinha de autista”.
A principal demanda levada ao Presidente do Legislativo caxiense foi a necessidade de um transporte gratuito adaptado para o público autista, principalmente para casos moderados e graves, como salienta Aline: “Desde que inauguramos o TEAcolhe Caxias, observamos que muitas famílias deixam de tratar o autista em função da dificuldade de leva-lo até o serviço. Ou porque a família não tem renda suficiente para bancar um transporte exclusivo ou porque no transporte público, o autista fica muito agitado e têm dificuldades com ambientes com muitas pessoas. Por isso, conversamos o Presidente da Câmara, com o intuito de buscarmos apoio para encontrar uma solução”.
Dambrós se comprometeu em conversar com as áreas responsáveis do governo municipal para verificar a viabilidade do serviço de transporte especial para os autistas e prometeu ainda em sua gestão uma visita ao TEAcolhe Caxias para conhecer de perto o serviço prestado.
O Centro Regional de Referência (CRR) em Transtorno do Espectro Autista (TEA), o TEAcolhe Caxias, é fruto de uma parceria entre a Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, Secretaria Estadual de Saúde e municípios da área de abrangência do serviço.
Além de Caxias do Sul, o Centro atende também os municípios de Canela, Gramado, Linha Nova, Nova Petrópolis e Picada Café. A Sede caxiense fica na Rua Virgílio Ramos, 530, no mesmo prédio onde funciona a Unidade Auditiva do Centro de Saúde Clélia Manfro, junto ao Complexo Virvi Ramos, no bairro Madureira.
Todas as atividades desenvolvidas são alinhadas com o Centro Macrorregional de Referência (CMR), situado em Gramado e com os outros Centro regionais já instalados na região de abrangência.
Fonte: Texto e Fotos: Marcos Sartori - Assessoria de Imprensa