O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP-Hospital Virvi Ramos) é uma instância vinculada à Direção Técnica responsável pela gestão de riscos da segurança do paciente. Temos como objetivos principais:
- Realizar o gerenciamento das notificações de queixas técnicas e de eventos adversos relacionados ao uso de tecnologias em saúde e aos processos assistenciais, no âmbito hospitalar, com base no Sistema Nacional de Notificação em Vigilância Sanitária (NOTIVISA).
- Coordenar e monitorar o Plano Institucional de Gestão de Riscos e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde.
- Dar apoio à implementação de outras iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde.
- Fortalecer o gerenciamento de riscos clínicos e não clínicos relacionado à qualidade assistencial.
Eventos adversos e queixas técnicas
Queixas técnicas e eventos adversos decorrentes da assistência prestada pelo Hospital Virvi Ramos, devem ser comunicados ao Núcleo de Segurança do Paciente.
O que são eventos adversos?
Eventos adversos são incidentes indesejáveis e não intencionais durante procedimentos da assistência que resultam em dano desnecessário à saúde do paciente:
- Evento adverso nas atividades administrativas (admissão no serviço de saúde, marcação de consultas ou exames, transferência para outros serviços de saúde etc)
- Infecções relacionadas à assistência à saúde (infecções hospitalares: pneumonia, infecção urinária, infecção no local da cirurgia, infecção causada pelo cateter colocado na veia etc)
- Evento adverso durante procedimento cirúrgico
- Falhas no cuidado / proteção do paciente
- Evento adverso na administração de dietas
- Evento adverso na identificação do paciente
- Úlcera por pressão (feridas na pele provocadas pelo tempo prolongado sentado ou deitado)
- Evento adverso ocorrida em laboratórios clínicos ou de patologia
- Falhas na assistência radiológica
- Evento adverso relacionado ao transplante (córnea, rim, coração, fígado, medula óssea ou outros), enxerto (osso, pele ou outros) ou fertilização (inseminação artificial)
- Reação adversa ao uso de determinado medicamento
- Problemas na prescrição, dispensação, preparo ou administração de medicamentos
- Falta de eficácia (o medicamento não teve o efeito esperado)
- Evento associado a material médico-hospitalar (cateter, sonda, equipos, seringas, agulhas, próteses, preservativo masculino e feminino, DIU etc)
- Evento associado a equipamentos para a saúde (glicosímetro, marcapasso, respirador, bisturi elétrico, equipamento de ressuscitação, bomba de infusão etc)
- Evento associado a produto para diagnóstico de uso in vitro (fita para glicosímetro, teste de gravidez etc)
- Outros
O que são queixas técnicas?
Queixas técnicas são incidentes indesejáveis que poderiam ter sido evitados, mas que não causaram dano à saúde do paciente:
- Desvio da qualidade de um determinado produto
- Produto falsificado
- Produto sem registro na Anvisa
- Empresa sem Autorização de Funcionamento Especial (AFE)
- Outras práticas irregulares