26/08/2020
Oito leitos foram abertos no início de junho e outros oito no fim de julho.
O Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, contava com 10 leitos de UTI Adulto (Unidade de Terapia Intensiva) até o início da pandemia de coronavírus. Hoje, em função disso, o número de leitos de UTI quase triplicaram. São 26 no momento, sendo que 18 deles são exclusivos para tratamento da COVID-19.
Os 26 leitos de Terapia Intensiva estão divididos em três unidades distintas. Duas delas são exclusivas para casos de Covid-19 e suspeitos, sendo uma com 10 leitos e outra com oito. A terceira unidade, com oito leitos, atende outras patologias.
Dos 16 novos leitos abertos entre junho e julho deste ano, 13 são custeados pela Prefeitura de Caxias do Sul, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os outros três leitos são para uso da rede privada de saúde, para atendimento de convênios e particular.
Cleciane Doncatto Simsen, Diretora Executiva do Hospital Virvi Ramos, salienta a importância da abertura desses novos leitos de UTI: “A abertura desses novos leitos se fez mais do que necessária, muito em função do aumento de casos de Covid e também porque nos meses de junho, julho e agosto, tradicionalmente, a ocupação aumenta. Estamos trabalhando com uma ocupação alta, o que respalda essa decisão da abertura de novos leitos. Tenho convicção que esse trabalho preventivo, em parceria com o poder público municipal, fez com que não tivéssemos uma sobrecarga do sistema de saúde até agora.”
Dessa forma, o Hospital Virvi Ramos conta hoje 17 leitos de UTI pela rede pública e outros nove pelo sistema privado, totalizando 26 leitos. A intenção é que essa estrutura seja mantida, mesmo após o término da pandemia.