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Hospital Virvi Ramos conquista Certificação ONA Nível 3 de Excelência em Acreditação Hospitalar

12/02/2020

Instituição é a única da região a possuir certificações ONA e ISO 9001 simultaneamente.

O Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul-RS, após minuciosa e criteriosa avaliação, recebeu no mês de janeiro a certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação) Nível 3 – selo ouro (Nível máximo), que referenda qualificação de Excelência em Gestão para a instituição hospitalar.

A certificação ONA atesta a qualidade de todos os procedimentos do hospital, considerando níveis internacionais de excelência em atendimento e proteção ao paciente. A ONA tem por finalidade a implantação e implementação de um processo permanente de melhoria da qualidade da assistência à saúde, estimulando todos os serviços prestados a atingirem padrões mais elevados de qualidade.

São 6702 hospitais em todo o pais e apenas 177 Instituições com  certificação de excelência em saúde, (Nível 3) o  que representa que o Hospital Virvi Ramos faz parte de um  grupo seleto de 2,64% dos hospitais do Brasil que possuem certificação de excelência, gerando um ambiente mais seguro e com assertividade nos resultados.  

Cleciane Doncatto Simsen, Diretora Executiva do Hospital Virvi Ramos, destaca que a certificação é fruto do amadurecimento da cultura organizacional , já que a instituição  trabalha voltada para a qualidade há  mais de 15 anos. Os investimentos na estrutura física e em tecnologia também foram impulsionados para obter a certificação. A acreditação agrega valor para o Hospital, colaboradores e principalmente pacientes, proporcionando o uso de  ferramentas que fazem parte da gestão estratégica. “São melhorias no desempenho de processos através de indicadores, protocolos médicos baseados em evidências , gestão de risco altamente controlada  com planos de contingência, análises da matriz Swot, avaliação de satisfação de pacientes, corpo clínico e operadoras, entre outras iniciativas que abrem o caminho para a excelência.”

Ainda, a diretora aponta o engajamento da equipe como um diferencial para a conquista: “A certificação ONA de Excelência é reflexo do trabalho de toda a equipe e que endossa a qualidade dos serviços do Virvi Ramos em todos os seus processos, criando assim um ambiente de qualidade e  segurança para pacientes, familiares, e funcionários.

O investimento rumo à acreditação foi considerável e é feito até hoje através de melhorias constantes na estrutura física,  no parque tecnológico e em capacitações.

Os ganhos reais para os hospitais que possuem acreditação hospitalar, são os de qualidade no atendimento, segurança, melhor utilização dos recursos físicos e do capital humano, e isso pode ser demonstrado para o paciente, fazendo com que ele se sinta mais confiante em utilizar os serviços de uma instituição que possui um selo de qualidade que visa a melhoria continua de seus processos.

O Reconhecimento financeiro também é importante já que a ANS (Agencia Nacional de Saúde) através da  RN 436, trouxe a obrigação de estabelecer um índice de reajuste para prestadores certificados,   incluindo  a questão da qualidade dos serviços na formação da rede de atendimento ao consumidor e estimulando assim  o debate sobre sua importância.

Consultora de Qualidade do Hospital Virvi Ramos, Katiúcia Griboski Rizzotto reitera que a busca pela qualidade é uma característica marcante da instituição: “O hospital sempre teve em seu DNA o compromisso com a qualidade, sendo reconhecido por programas de PGQP, ISO 9001 e agora Acreditação Hospitalar de excelência, reforçando seu compromisso em cuidar da saúde do cliente. A conquista da ONA demonstra uma grande maturidade hospitalar, fruto do auxílio que a norma ISO 9001 trouxe para a instituição nesse processo.”

A conquista da certificação ONA foi conferida pela empresa certificadora DNV (Det Norske Veritas). Vale ressaltar que o Hospital Virvi Ramos é o único da região a possuir certificação ONA e ISO 9001 simultaneamente.

Além da ONA nível 3 que é voltada para a qualidade dos serviços de assistência a saúde, recebida em janeiro, a instituição possui certificação ISO 9001 desde 2007 que tem enfoque na padronização dos sistemas de gestão. Em dezembro de 2019, o Virvi Ramos foi recertificado pela ISO 9001:2015, norma mais atualizada. Tanto a certificação ONA como a ISO 9001 são válidas por 3 anos.  

 

Saiba mais sobre a ONA

A ONA (Organização Nacional de Acreditação) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com enfoque na segurança do paciente.

A certificação é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS (Organização Mundial de Saúde), que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de centenas de países.

O objetivo da ação é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País. A acreditação possui três níveis possíveis, que dependem do grau de maturidade de cultura de segurança do paciente em que se encontram. São eles:

 

  • Nível 1 (Acreditado): a instituição deve atender aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. O certificado é válido por 2 anos.

 

  • Nível 2 (Acreditado Pleno): além dos critérios de segurança, deve-se apresentar gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. O certificado é válido por 2 anos.

 

  • Nível 3 (Acreditado com Excelência): o princípio deste nível é a “excelência em gestão”. Uma instituição com excelência precisa atender aos níveis 1 e 2, além de demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. O certificado é válido por 3 anos.

 

 

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