18/01/2023
O Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul-RS, recebeu este mês a recertificação ONA (Organização Nacional de Acreditação) Nível 3 – selo ouro (Nível máximo), que referenda qualificação de Excelência em Gestão para a instituição hospitalar.
A certificação ONA atesta a qualidade de todos os procedimentos do hospital, considerando níveis internacionais de excelência em atendimento e proteção ao paciente. A ONA tem por finalidade a implantação e implementação de um processo permanente de melhoria da qualidade da assistência à saúde, estimulando todos os serviços prestados a atingirem padrões mais elevados de qualidade.
São mais de 7000 hospitais em todo o país e apenas 208 Instituições possuem certificação de excelência em saúde, (Nível 3) o que representa que o Hospital Virvi Ramos faz parte de um grupo seleto de 3% dos hospitais do Brasil que possuem excelência em gestão, gerando um ambiente mais seguro e com assertividade nos resultados. No Estado, dos mais de 350 hospitais existentes, apenas 14 são certificados com o nível máximo, incluindo-se o Virvi Ramos.
Cleciane Doncatto Simsen, Diretora Executiva do Hospital Virvi Ramos, destaca que a certificação é fruto do amadurecimento da cultura organizacional, já que a instituição trabalha voltada para a qualidade há mais de 20 anos. Os investimentos na estrutura física e tecnológica também foram impulsionados para obter a recertificação. A acreditação agrega valor para o Hospital, colaboradores e principalmente pacientes, proporcionando o uso de ferramentas que fazem parte da gestão estratégica.
“São melhorias no desempenho de processos através de indicadores, protocolos médicos baseados em evidências, gestão de risco altamente controlada com planos de contingência, análises da matriz Swot, avaliação de satisfação de pacientes, corpo clínico e operadoras, entre outras iniciativas que abrem o caminho para a excelência”, salienta Cleciane.
A diretora aponta ainda o engajamento da equipe como um diferencial para a conquista: “A recertificação ONA de Excelência é reflexo do trabalho de toda a equipe e endossa a qualidade dos serviços do Virvi Ramos em todos os seus processos, criando assim um ambiente de qualidade e segurança para pacientes, familiares e colaboradores. O investimento rumo à acreditação foi considerável e é feito até hoje através de melhorias constantes na estrutura física, no parque tecnológico e em capacitações.”
A conquista da certificação ONA foi conferida pela empresa certificadora DNV (Det Norske Veritas). Vale ressaltar que o Hospital Virvi Ramos também possui certificação ISO 9001. Ou seja, além da ONA nível 3 que é voltada para a qualidade dos serviços de assistência à saúde, recebida em janeiro, a instituição possui certificação ISO 9001 desde 2007, que tem enfoque na padronização dos sistemas de gestão. Este mês, o Virvi Ramos também foi recertificado pela ISO 9001:2015, norma mais atualizada. Tanto a certificação ONA como a ISO 9001 são válidas por 3 anos.
Saiba mais sobre a ONA
A ONA (Organização Nacional de Acreditação) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com enfoque na segurança do paciente. A certificação é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS (Organização Mundial de Saúde), que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de centenas de países. O objetivo da ação é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País. A acreditação possui três níveis possíveis, que dependem do grau de maturidade de cultura de segurança do paciente em que se encontram. São eles:
Nível 1 (Acreditado): a instituição deve atender aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. O certificado é válido por 2 anos.
Nível 2 (Acreditado Pleno): além dos critérios de segurança, deve-se apresentar gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. O certificado é válido por 2 anos.
Nível 3 (Acreditado com Excelência): o princípio deste nível é a “excelência em gestão”. Uma instituição com excelência precisa atender aos níveis 1 e 2, além de demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. O certificado é válido por 3 anos.
Fonte: Marcos Sartori - Assessoria de Imprensa