02/07/2024
(Ayla Dornelles)
Atividades iniciaram na segunda-feira, 1º de julho.
Desde as 8h de segunda-feira, 1º de julho, está em funcionamento a nova maternidade do Hospital Virvi Ramos, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fruto de uma parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul. Inicialmente, a Unidade opera em fase transitória, ocupando uma área que não vinha sendo utilizada pela instituição, pois os recursos já anunciados (8,1 milhões de reais) para a construção da nova maternidade ainda não foram liberados pelo Governo Estadual.
A maternidade transitória conta com Centro Obstétrico, consultório, 08 leitos de UTI Neonatal, ala de Internação obstétrica, salas de recuperação, sala de cesárea, além de salas Pré-parto, parto e pós-parto. A estrutura comporta a realização de até 120 partos por mês.
A Diretora-Executiva da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, reforça a qualidade dos serviços e estrutura inaugurados: “Mesmo sendo uma Unidade transitória, ela conta com equipamentos de alta tecnologia, equipe qualificada, conforto e segurança para as mamães e famílias que buscarem o serviço aqui no Virvi Ramos. Somos uma instituição com muita tradição nessa área e muito nos
orgulha retomar esse serviço”.
Vale ressaltar que a nova maternidade atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência para os 49 municípios da macrorregião da serra, atendendo tanto via central de regulação, bem como aqueles que procuram diretamente a instituição.
Primeiro dia movimentado
Poucos minutos após iniciar as atividades, a movimentação já iniciou, com a chegada de um casal de venezuelanos. Katherine Iriarte, 28 anos, em reta final da primeira gestação, chegou acompanhada do marido, Sixto Penalber, 34 anos. Eles aguardam pela chegada de Benjamin, primeiro filho do casal. Porém, após a realização de alguns exames, Katherine foi liberada. Logo em seguida, deu entrada na maternidade Taine Lemes Correa, 29 anos, acompanhada do marido, Celso Dornelles, 49 anos. Mãe de dois filhos, Vitória, 13 anos e Robert, 8 anos, Taine estava ansiosa pela chegada da pequena Ayla, que nasceu de cesárea, pouco depois do meio-dia, às 12:12, medindo 51cm e pesando 3535g. O primeiro parto da nova maternidade no Virvi Ramos foi conduzido pelas obstetras Mônica Vedana e Caroline Cantarelli.
Marcos Sartori – Mtb 12435 – (54) 99994-0668
[email protected]
Rua Mariana Prezzi, 65/162
Caxias do Sul – RS
Fonte: MSartori – Assessoria em Comunicação Assessoria de Imprensa da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos